quinta-feira, 8 de setembro de 2011


Após a postagem do Não Estou Lá desvendando o mistério de sua deslavada clonagem artística em estórias em quadrinho, Suàd, Ricelle Sulliavan, diante das críticas do público admitiu o erro em copiar desenhos de famosos e prometeu não repetir novamente o crime do carbono na obra alheia.
Mesmo sem em momento algum ter admitido a falcatrua em sua comunidade no Orkut ou na HQ pra download, aparentemente ele estava arrependido.

Tanto é que, após a denuncia de plágio, ele perdeu a parceria com o excelente colorista de suas estórias, por isso agora todas são preto e branco.

E assim foi, Suád lançou uma edição de herói o Homem Camaleão em um estilo completamente diferente, bem menos perfeita que as antigas cópias, mas APARENTEMENTE autorais.


Mas Suád, não conseguiu controlar o impulso do Crtl C. Na Ed 3 do Atomo que publicou digitalmente essa semana, mais uma vez copiou descaradamente as artes do seu ídolo Joe Madureira.

Da outra vez postamos apenas as capas sem vergonha, mas dessa vez vamos postar as páginas dessa Ed 3 pra vocês verem o quanto esse cara é trapaceiro.


O malandro não tem dó, copia até os mínimos detalhes ! Imaginem quantos elogios que ele deve ganhar por ai. Novos artistas ou menininhos leigos nessa arte que ficam fascinados com essa pseudofarça.

Caso você esteja pensando: Nossa! Mas esse mocinho desenha bem, não merece essas calúnias contra ele. O problema não é ele desenhar copiosamente, o problema é esse mímico não admitir a pilantragem. Seria o mesmo que um cara ir lá, com a cifra tirar todo o solo do Slash e sair falando que foi ele que compôs a música! 

Suád parece desconhecer completamente a noção artística de um desenhista de quadrinhos, cada desenhista possui um estilo característico em seu traço, um exemplo é Joe Madureira, que faz mãos sempre exageradas e quadradas, mas Suàd parece não saber disso e mistura cópias ao Madureira e a outros artistas, resultando num desenho com a mão grande e outro com os dedos finos na mesma página, uma musculatura em um personagem e outra diferente no desenho seguinte. Deixando farça mais fácil de ser notada.
Suàd, se você é tão fã de Joe Madureira, deveria saber desses detalhes, e pelo menos dar os créditos a ele.


Ao final da edição lemos que qualquer semelhança com nomes, acontecimentos ou fatos pode Não ser coincidência. Mas isso jamais parece dizer que os DESENHOS são imitações.
Isso é crime artístico meu jovem amiguinho!

O que custava pelo menos admitir no rodapé?
TODAS AS POSES, CENÁRIOS E ANGULOS SÃO COPIADAS! MINHA FACE VEGETAL NÃO SENTE VERGONHA DISSO. SOU O ÚNICO DESENHISTA QUE REALIZA FOTOSSINTESE.


Pra quem não sabe, Suàd, Ricelle Sulliavan, é um jovem que se intitula ilustrador, roteirista e artefinalista de 27 anos (carambaa!!) e é um dos fundadores do selo  Novo Sistema HQ’s digitais, que possui algumas obras independentes até relevantes, mas com esse falcatrua engana-bobo, Ricelle está denegrindo a imagem de outros autores do selo.


Pra quem não lembra da 1ª sacanagem desse mesmo Suàd, é só relembrar AQUI.

Aproveite, se puder,  clique AQUI entre no blog do Suád e pergunte a ele porque ele faz isso, denuncie ou chame-o do que quiser?  Só dessa forma vamos lutar pra diminuir o número de artistas fajutos e ajudar o Brasil a valorizar os verdadeiros artistas do pais.


Comentários Facebook
Comentários Blogger

10 comentários:

  1. O cara gosta de copiar mesmo hueheuhuehuehue...

    Suàd tire suas próprias fotos, pegar referência não é errado, pessoal faz isso mesmo, mas em vez de copiar tão na cara dura e ainda mais de formas tão faceis de descobrir, monte suas histórias com fotos tiradas por você nas posições desejadas e sobre elas aplique seu estilo, não copie, crie, abraço, té mais...

    ResponderExcluir
  2. Uma lástima um cara ter esse tipo de atitude!!

    Quem não conhece, ou não ve essas comparações aqui, pensa que esse Ricelle Sulliavan desenha pra caramba...
    Tá se aproveitando da ingenuidade alheia

    ResponderExcluir
  3. Súad,o que posso dizer é o seguinte:ja desconfiava de muitas poses serem copiadas e acredito que vc levou a fazer isso,influenciado,pq o Roger Cruz fez o mesmo com o Joe Madureira.Teve tb o famoso caso do Fabio Laguna,que numa edição do Wolverine copiou várias poses do personagem feitas por Jim Lee.
    acredite,véio,isso mais prejudica do que ajuda...
    O lado bom,é que com isso vc pode ter assimilado muita coisa boa no traço!Ele é bom!
    Use fotos,apenas pra pegar a pose e estilizar pra teu estilo.assim,vc fará algo mais original.Vc pode continuar a copiar as poses do Madureira ou Roger,mas,apenas,pra estudo,saca?
    Vc te o talento e pode fazer isso!
    Boa sorte aí,to na torcida!

    ResponderExcluir
  4. Talento é o caralho! Se tivesse talento nao tinha imitado desenhos desde a primeira edição desse homem camaleao ou desse atomo

    ResponderExcluir
  5. POXA ou gente...nao tomem açoes precipitadas suád desenha muito bem e nao é crime nenhum pegar referencias de outros autores GRRRRRRR ou menos veja a resposta dele... www.homemcamaleao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Desenha bem é o caralho!!!

    O cara copia a pose descaradamente, e o pior copias paginas inteiras e tal, e nao muda nem o estilo

    e o pior, como ele não explica isso na edição, os desavisados pensam que é dele.
    Ainda nao sei se esse suad realmente desenha ou só copia

    Isso é crime intelectual, nao digo juridico pq nao entendo dessa parte, mas ele ta pegando uma obra, copiando no carbono e não dando credito algum pro criador original.
    Imagina que eu pegue o livro do Paulo Coelho, apague o nome dele e coloque o meu e divulgue por ai na internet esse livro, o que seria??
    O paulo coelho me processaria, tenho quase certeza.

    Mas fica ai a opiniao, se voce investir mais e pelo menos ter a humildade de dar credito aos desenhistas que copia, acho que voce iria melhorar

    ResponderExcluir
  7. BEM ESSAS DAI EU NÃO TINHA NOTADO... MAS SE DEREM UMA PASSADA POR ULTIMATE HOMEM ARANHA E AGENTE X TAMBÉM VERÃO VÁRIAS :p

    O PIOR QUE EU NEM SEI QUAL É PIOR UM COPISTA QUE COPIA TUDO, OU AQUELES ASPIRANTES A MANGAKÁ DE MERDA QUE TEM NA NET A FORA...

    ResponderExcluir
  8. se lembrar de algum, e tiver scanner ai, fala que procuto aqui, o bom da materia aqui foi colocar lado a lado as obras do artista original desse copista sem vergonha que é esse suad

    ResponderExcluir
  9. Só falta agora dizerem que Frank Frazetta desenhava mal também: https://dimensaoalfa.files.wordpress.com/2014/11/hal-foster-vs-frank-frazetta.jpg

    Leiam este outro blog e saiam das trevas em que se encontram suas mentes:
    https://dimensaoalfa.wordpress.com/2014/11/14/um-artista-de-quadrinhos-pode-copiar-os-outros/

    ResponderExcluir