sábado, 11 de junho de 2011

Assim como Thiago Bertoni, muitos brasileiros e artistas de qualquer outra parte do mundo, tem sua obra de arte copiada descaradamente por sujeitos sem vergonha que querem ganhar fama assumindo de forma descarada a obra alheia.

Um exemplo recente é a Revista Átomo do "desenhista" maranhense Ricelle Sulliavan, conhecido pelo nome de Suàd, que essa semana lançou a segunda edição desse Heroi.
Olhem a capa:


Linda não?

Mas infelizmente ela é um plágio marginal de uma capa de X-Men dos anos 90, desenhada pelo famoso Joe Madureira.        

Muitos podem vir falar, nossa, mas é só uma coincidência! Mememeememe.
Quem conhece quadrinhos e analisa esse e outros desenhos de Suad, irá notar a falta de talento em copias descaradas, principalmente a desenhistas americanos.... Cada quadro dessa história em quadrinhos é uma copia, esse desenhista deve ter centenas de revistas em casa e muita paciência pra ficar copiando quadro por quadro.....Ele ganharia mais se fizesse aula de desenho.

Mas por algum motivo ele deve gostar de copiar a arte alheia. Pra vocês terem uma ideia, esse mesmo desenhista já publicou virtualmente (tinha que ser virtualmente, editora alguma pagaria por plágios impressos), cerca de 4 revistas de outro herói "plágio descarado" chamado Homem-Camaleão e alguns especiais envolvendo encontros com heróis independentes.
Todos feitos no papel Carbono claro, mas ele não admite isso.

Quer outros exemplo?


Caso fosse coincidência, aconteceria apenas uma vez e não TODAS. Reparem que até as sombras estão no mesmo local.... isso seria muitaa coincidência.....Não vamos nem falar desse mulekinho voando na nuvem abaixo do Homem-Camaleão.
Quase todos os desenhos xerocados da arte de Joe Madureira. Suàd deve pensar que só ele viveu nos anos 90.

Queríamos colocar aqui todas as cópias infames do desenhista (ele pode ser chamado assim né?), mas não temos espaço.

Caso queira se aprofundar ou até perguntar ao Suàd porque ele faz isso, é só clicar AQUI, ou aqui.
Categories:
Comentários Facebook
Comentários Blogger

15 comentários:

  1. até a logo do átomo é igual ao do x men

    ResponderExcluir
  2. Putz eu tinha até aceitado o cara no meu orkut!!!Entrado pra comunidade da revista e tudo!!Sacanagem, mal acabei de ser sacaneado e já estava ajudando a sacanear!!!

    ResponderExcluir
  3. Credo! que otario! ainda bem que nem li esse gibi

    ResponderExcluir
  4. Pois é, sempre que eu vejo essas coisas me vem a cabeça três conceitos: Plágio, referência e apropriação.

    Os três são bem diferentes, e o uso errado da referência tornando-a plágio acontece muito até entre os desenhistas da marvel, pois é dificil definir o limite entre referência e plágio.

    O que eu já vi muitos desenhistas aconselhando é que você use fotos próprias para concepção dos desenhos, pois afinal, desenhos de memória não são tão bem resolvidos quanto desenhos com referências.

    Agora o uso de algumas poses pode ser usado na minha concepção, porém que não seja algo tão copiado, o resultado não pode dar margem a comparações tão faceis como estas apresentadas, o sujeito ai copiou até a sombra.

    Apropriação é deliberadamente usar o desenho de outra pessoa fazendo alterações para criar uma obra nova, é como citar um artista mas por meio gráfico não escrito, lógico que nesse caso tem de haver uma intenção e uma clareza que se pretende fazer isto.

    Neste caso ai, o problema não foi só a cópia da pose, foi a cópia do estilo unico do madureira, e dos traços simétricos demais, dando a idéia de ter sido copiado, meio que passando por cima. Então nesse caso foi um plágio descarado mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Olá, pessoal!
    Fiquei sabendo dessa polêmica toda por parte de um amigo e devo admitir que realmente peguei pesado com essa historia toda. Por isso, peço desculpas! Claro que minha intenção nunca foi agredir ninguém com isso, nem vender quadrinhos também, mas pura e simplesmente vontade de exercitar esse hábito que é um hobby pra mim. Pelo fato de curtir muito o traço de Joe Madureira é que sigo esses padrões. Mas vcs poderão se perguntar: "Mas porque você não guardou isso pra você?" De fato, deveria ter me reservado, mas seguindo alguns conselhos de pessoas próximas, me levei a colocar o material on line! Um erro... gravíssimo!
    Eu entendo que isso causa uma indignação, por que em mim também causaria o mesmo efeito. Mas após alguns conselhos que recebi, dessas mesmas pessoas, pretendo mudar as coisas daqui pra frente. Eu agradeço a todos, porque são fatos assim que nos fazem enxerguar as coisas como devem ser... Bom, não vim me justificar e apenas mostrar que pelo menos ainda dá pra consertar as coisas!

    Vou ficando por aqui. Abraços a todos!... qualquer coisa, deixem uma mensagem no meu e-mail: lynx_2811@hotmail.com

    =)

    ResponderExcluir
  6. Mas S.U.A.D lá no seu blog voce ainda nao declarou a sua carbonagem nas artes dos desenhistas americanos!!!

    ResponderExcluir
  7. O plagio é lindo.
    E vc é publicitário, seu hipocrita

    ResponderExcluir
  8. nao entendi como critica ou cinismo essa ultima resposta.
    mas tudo bem, eu ri litros aqui.

    ResponderExcluir
  9. Nem na comunidade do Orkut o tal do Suad admitiu que faz copias.

    ResponderExcluir
  10. Imagina um simples fanzineiro como o Suad, onde um fanzine é apenas um fanzine. Agora imagine o tio mauricio de souza, o mesti do quadrinho brasileiro, não é plagio, é apenas uma releitura, uma homenagem e mimimimi...

    http://clock-up.forum-livre.com/t373-o-plagio-de-maurcio-de-souza

    será q o suad tbém fez uma releitura das capas da marvel???

    ResponderExcluir
  11. O negócio é que o estudio Mauricio de souza já fez um trabalho de releituras de quadros famosos cliquem aqui e veja mais http://www.monica.com.br/quadroes/welcome.htm

    Como podem ver, Ele copia somente a ideia, e nao a POSE, ESTILO, ANGULO, SOMBRA E TUDO, como é o caso desse fanzineiro cara de pau que é o suad

    Se suad pelo menos tivesse vergonha ele copiaria so a pose, mas passaria pro estilo dele, mas nem isso ele tem, o estilo de suad é a copia

    Respondido??

    ResponderExcluir
  12. Quem mais aí acha o tal do homem camaleão parecido com o dead pool.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que faz o personagem diferente é sua origem e história. Por acaso já leu, antes de querer criticar? Pô, cara cadê você?

      Excluir
  13. Bandos de hipócritas, para criticarem um artista. Precisamos de críticas construtivas, não ideias imorais para derrubar alguém. Algo típico de muitos brasileiros sem nexo. Estudem mais sobre quadrinhos, sobre o passado de artistas, que também de alguma forma já plagearam, também. Creio que não tem competência de produzir nada melhor ou acima de um trabalho que se diga de renome. Só sabem, criticar de forma infame, os trabalhos dos outros. Amadureçam, panacas. Critiquem pra ajudar e não desmoralizar ninguém. Pensem, aí?

    ResponderExcluir
  14. E pra esses panacas deste blog,o Suád já evoluiu e está trabalhando para o mercado americano. Felizes agora?

    ResponderExcluir