terça-feira, 14 de setembro de 2010



Pra quem não conhece, Didio Damião é Cantor, compositor e guitarrista tijucano, e vem se destacando na cena musical da cidade de Ituiutaba.

Seu nome já foi citado algumas vezes aqui no blog e, entre as rodinhas de discussão, sempre gera polemica, dividindo vozes que o admiram ou que o repudiam.

Talentoso, prepotente, o mais promissor artista da cidade, bombado, gatinho, gente boa, trouxa, viado, pegador da mulherada, um ignorante ou visionário, seja o que for, o cara faz um trabalho de se respeitar (ou não) na cidade, com 17 anos conquistou coisas que velhos de casa nunca conseguiram (ou nunca tentaram).

Por que acha que seu nome não é bem visto por parte da galera que se diz Rock n’ Roll em Ituiutaba?

Pela minha escolha, de ter deixado de lado o orgulho e seguir um caminho mais rápido.

Você acha que seguindo seu estilo, você consegue fazer a diferença?

Meu estilo eu defino como pop. Todos aqueles que me acompanham sabem que eu fui criado em meio a muita cultura musical, escutando bandas que faziam diferença. Aproveitei toda minha fase de “roqueiro”, desfrutei e absorvi todas as informações que precisava, já andei com todo o tipo de gente, e acabei tocando sertanejo pra tentar ganhar dinheiro. O músico precisa tocar, não importa o que, ou onde; tocar é o nosso combustível. De tudo o que já fiz, só me arrependo de não ter feito antes.

Pessoas que não me conhecem não sabem o que eu já vivi e falam coisas sem sentido, fazem comparações da minha imagem com ícones da televisão, eu acho isso legal, porque enquanto falam de mim eu estou no meu canto enriquecendo em conhecimento musical. Eu sei onde pisar...
A diferença que eu faço é de ser um cara tão novo e com tanta coisa boa pra levar pra frente; aos 10 anos escrevi minha primeira poesia, porque música eu chamo de poesia, e hoje com 17 anos, tenho mais de 86 músicas, sendo 20 produzidas e 15 que já serão gravadas.

Participei de programas de Televisão (Você na TV, Raul Gil). Não é grande coisa, mas comecei a caminha a pouco tempo e olha onde já pisei; a diferença é a competência nas coisas que eu faço, eu levo tão a sério a música que penso nela como minha paixão e profissão.

Qual sua opinião sobre o movimento cultural da cidade?

Sempre achei que o jovem é capaz de mudar muita coisa, quando se fala em cultura, Ituiutaba é uma cidade extremamente cultural em termos de música, história, progresso, mas falando musicalmente, acho que as pessoas estão querendo regredir, por que ao invés de ajudar o próximo, Um tenta derrubar o Outro, isso é ruim. Eventos derrubando eventos, lojas derrubando lojas, Boite derrubando boite, banda derrubando banda, está faltando alguma coisa, falta um toque de maturidade, um toque de disco vinil.

Porque existem tão poucos artistas autorais na cidade?

Existem muito artistas autorais na cidade, conheço vários, só que eles estão escondidos. Nós jovens, que estamos no meio das festas e das rodas de amigos, cada um de nós conhece um talentoso escritor, poeta ou músico, estão todos por aí, nossa cidade é muito rica em qualidade de música, só que se preocupam mais em serem revoltados do que revolucionários.

Como estão os planos de gravação do seu disco autoral? Quem vai produzir? Vai gravar onde? O que podemos esperar do seu disco?

A minha expectativa é muito grande porque coloquei em ótimas mãos. Quando participei do programa Raul Gil, fui com o intuito de fazer contatos com produtores, agentes, diretores, e fiz... Conheci o produtor do programa e músico do Rádio Táxi, que já tocou com Frejat e Rita li, ele se chama Fábio Augusto, mora em São Paulo e está fazendo um ótimo trabalho.

Estou procurando um estúdio agora, para fazer a gravação dos instrumentos, as guitarras e os vocais vão ser meus, já o baixo e bateria, vão ser gravados por nossos queridos veteranos, Fernando Burns e Diego Loyd.
Vocês podem esperar muito solo de guitarra, muita distorção e letras trabalhadas que vão tocar a alma de cada um.

Como você divulga seu trabalho?

Meu trabalho até esse ano foi totalmente independente, basicamente é na Internet onde divulgo letras, vídeos, fotos, promoção de eventos e tudo mais.

Portas abriram pra você depois da apresentação no Raul Gil? Alguma coisa mudou?

Muita coisa mudou, só pra melhor, porque querendo ou não a mídia ajuda. Mas foi meu trabalho e esforço para chegar lá que valeram mais.
Passei fome, frio, chuva e cansaço numa fila de mais de 150 pessoas onde, cada um era melhor que outro, confesso que achei que não ia nem entrar no estúdio, mas de todos, só eu fui escolhido para apresentação do último programa na band.

Você é EMO?

Acho que já tive uma fase EMO na minha vida, mas acabei não conseguindo, vi que não era pra mim, as coisas que tentei escutar não se encaixavam muito bem com meu ouvido.

O que é mais importante? Dinheiro, fama, ou talento?

O dinheiro é a conseqüência do trabalho, a fama é muito importante, ela é motivadora, motiva a ganhar dinheiro, mas o talento é o principal, ninguém vai pra frente sem talento em alguma coisa,

Consideraram você um traidor quando começou a tocar sertanejo. O que te fez entrar pro time do chapéu e fivela?

Eu aos 15 anos me frustrei por não ganhar centavo nenhum tocando guns n’ Roses, skid Row, Ozzy Osbourne, led zeppeling, Beatles, Queen, legião, barão e outros... Frustrei de uma tal maneira de não querer ver mais nenhuma camiseta preta, de tomar raiva, mas segui em frente por acreditar no rock, quebrei a cara mais uma vez na minha vida, porque o rock n’ roll não ia pagar minhas cordas de guitarra nem minhas palhetas nem minhas cordas vocais, me senti traído por mim mesmo, e resolvi entrar em uma coisa mais leve, onde agradaria gregos e troianos.

Não sei se nessa história os roqueiros entram, pois era pra ser uma galera pacífica, porque os “sertanejeiros” reconhecem que a galera do rock n’ roll é melhor, não existem músicos melhores que eles, só que existe também muito desprezo e humilhação por parte deles, pelo fato de alguém tocar rock, comparações com drogas, e revolta. Mas existe revolta e droga em qualquer lugar, o pior é a droga da música que eles acham que fazem porra!

Se fosse convidado pra tocar em umas das festas de Rock você toparia?

Hoje já não sei, acho que Ituiutaba já não é mais minha cidade, todos me perguntam se depois de sucesso eu iria me esquecer da minha cidade e dizer que nasci em outra. Eu nunca esquecerei minha cidade, todos que me apoiaram, isso é legal e é verdade, nunca me esquecerei, mas também nunca me esquecerei daqueles que me menosprezaram, são rancores que guardo pra melhorar e não me deixarem abalar.
Se for para um dia eu tocar em alguma festa de rock n’ roll daqui, será minha despedida, garanto que prepararei coisas boas, para nunca mais ser visto como um traidor! Mostrarei o que sei fazer de verdade.

Onde você estará daqui 10 anos?

Só Deus sabe, porque sonho alto, e quero estar em vários lugares, não ao mesmo tempo, mas quero fazer muita música por aí, viver dentro do meio musical, fazer coisas de músico, deitar e tocar, comer e tocar, dormir e tocar, transar e tocar, beber e tocar, conversar as vezes, mas sobre música..é a minha vida, é a minha inspiração, sem ela não vivo, faço qualquer coisa pela música. Até tocar coisas que não gosto, apenas para ter o prazer de tocar música, sem nenhum preconceito.

Categories:
Comentários Facebook
Comentários Blogger

44 comentários:

  1. Parabens DIDIO, sei que vc se expressou profundamente e te dou nota DEZ, pela sinceridade. Garanto que muitas pessoas que nao te admiram, irao rever alguns conceitos pois eu te conheço a um tempo e sei que vc só está fazendo o que vc gosta de fazer (MÚSICA). Agora se alguém não gosta da sua música isso é um fator individual (Ninguem é de Ninguém). Eu tbm estou no seu barco cara, meu eu sendo VETERANO na comunidade ROCK N ROLL Tijucana, e eu fui diversas vezes criticado por estar tocando outros generos musicais pelos rockeiros. Mas eu tbm nao me importo,(FODAM-SE) estou nessa para ganhar grana e me desenvolver musicalmente independente do genero. Pois nao HÁ professora melhor na musica que a famosissima e sublime EXPERIENCIA MÚSICAL. Essa sim me da aulas até msm quando eu toco CAI CAI BALÃO dentro do banheiro e me faz viver alegremente financiado pela propria MÚSICA ( MINHA ETERNA PAIXÃO). Se um dia eu tiver de tocar ROCK N ROLL pelo menos eu terei uma bagagem tao RICA em todos os sentidos que não há como errar é suceso na certa!RSRSRSRSR(zuera galera) CONTINUE EM FRENTE MEU CARO...ABRAÇO!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. falou tudo didio!!

    concordo plenamente!

    ainda nao gosto do seu com! mas falou bonito!

    ResponderExcluir
  3. Sério que ele gostou de ser chamado de prepotente?

    ResponderExcluir
  4. Metido, prepotente e com um ego enorme, essa entrevista só confirma isso tudo.

    ResponderExcluir
  5. convencido demais esse didio!!

    ResponderExcluir
  6. Didio Damião: Quero dizer que o artigo antes da entrevista e as perguntas não foram elaboradas por mim

    ResponderExcluir
  7. alguém pode me informar quando ele vai embora da cidade? comprou passagem?

    ResponderExcluir
  8. que o didio canta afinado e no tom, isso sabemos.

    Agora pergunto: o que ele já ganhou? Ele fez algum disco de sucesso? Está em alguma turnê? Capa de revista? Comerciais da mtv? Do jeito que esse cara fala na entrevista, soa como se ele já fosse alguém muito famoso, como se já fosse um Bruno Gouveia.

    Cai na real cara, você tem um talento acima da média para a cidade de ituiutaba, e não para o mundo inteiro. Essa prepotência é típica de bobos que conseguem subir em uma caixinha de fósforo e acham que estão no topo de tudo.

    Pra ser alguém no mundo musical você precisa ralar muito e ser humilde acima de tudo.

    Sabedoria sempre.

    ResponderExcluir
  9. preocupa não didio, todo mundo entendeu que a introduçao, é feita pelo blog, o problema está no resto que vem em seguida....

    ResponderExcluir
  10. "O mundo não é perfeito e nem todas as pessoas são felizes", nem Jesus Cristo agradou todo mundo.

    ResponderExcluir
  11. concordo com tudo que didio disse, ele ainda vai conquistar o brasil e voces vao ficar aqui se arrependendo de ter duvidado

    ResponderExcluir
  12. Anônimos que não são ninguém, seus nomes nem aparecem.. São apenas anônimos.

    ResponderExcluir
  13. Jéssica Sant'Ana Silveira18 de setembro de 2010 às 16:08

    Bom, creio que as pessoas que tanto criticam o Didio nunca conversaram com ele, e se convesaram não trocaram mais dos que dez palavras.
    O que conhecem é o que lêem ou sabem por outras pessoas.
    Agora o que o cara ali de cima disse: "Agora pergunto: o que ele já ganhou? Ele fez algum disco de sucesso? Está em alguma turnê? Capa de revista? Comerciais da mtv? Do jeito que esse cara fala na entrevista, soa como se ele já fosse alguém muito famoso, como se já fosse um Bruno Gouveia."
    Ele pode não ter ganhado nada, mas é pra isso que ele batalha.

    ResponderExcluir
  14. Concordo com a Jéssica. Eu nunca havia ocnversado com ele antes, mas esses dias saimos juntos com uma galera, e conversamos pacas, curti muito o cara, é uma pessoa que tem vontade de crescer, mas infelizmente não está na cidade certa, e mais infelizmente ainda, existem pessoas(leia-se: idiotas de plantão), que só sabem criticar e tentar desanimar, ou desmoralizar as pessoas que nem o Didio.
    Então realmente, só quem conversou com ele, sabe como ele é, e tenho certeza que ele vai crescer, pq força de vontade da parte dele não falta!

    ResponderExcluir
  15. novo puxa-saco: Gringo
    se você só for puxar-saco em cada comentário seu falando e conhece os artistas e etc, não vai mudar a opinião das pessoas sobre e nem vai te tornar mais "legal"
    Porra véi, larga de ser chato!

    ResponderExcluir
  16. Eu só queria saber quem são os anônimos, não tem dignidade de mostrar quem são...

    ResponderExcluir
  17. Bom, só enxergamos nos outros os podres mais profundos de nós mesmos... Quem acha que o didio é prepotente, metido, arrogante, etc, deveria olhar pra si e rever seus conceitos... ou tem travas nos olhos???

    ResponderExcluir
  18. Só gosto de elogiar os trabalhos bem feitos, pq sinceramente eu queria ter essa força de vontade que ele tem.
    E não quero mudar a opinião de ninguém, nem me tornar mais legal, sou legal com quem quero (y), e já tenho meu ciclo de amigos legais.
    E anônimo, enquanto for anônimo, não te respeito nem aqui nem na conchinchina (que nem existe) :P

    ResponderExcluir
  19. convencido pra caralho prepotente isso e falta de leva uma surra beim dada

    ResponderExcluir
  20. Eu amo todos vcs!

    ResponderExcluir
  21. Verdade, concordo com a Sarah. Eu mesmo digo, sou super prepotente, metido e arrogante. Agora posso dizer tudo isso do Didio também?

    Ok, essa entrevista foi prepotente, metida e arrogante.

    Ufa, me sinto bem mais aliviado em saber que agora posso criticar tranquilo.

    ResponderExcluir
  22. Eu to com vontade de levar uma surra bem dada, só que você não mostra quem é você, eu quero eu quero, mostra a cara e vem me dar uma surra, moça :D

    ResponderExcluir
  23. As pessoas confundem Prepotência e Auto-confiança..

    ResponderExcluir
  24. Em Ituiutaba todos gostam de pessoas que nao fazem nada, que se acham um lixo, assim fica todo mundo parecido.
    se alguem aparece e tenta fazer um trabalho original todos metem o pau, porque estao saindo da regra da inutilidade.
    Em ituiutaba voce tem que completar 30 anos e ir pra porta da conveniencia discutir sobre projetos que nunca vao acontecer...

    ResponderExcluir
  25. Concordo com o anônimo acima, obviamente existe muita inveja na cena e, sendo o didio um cara que já conseguiu algo a mais que a maioria da cena tijucana, vira alvo fácil de insultos e manifestações invejosas.

    Porém, vale ressaltar que, auto confiança não é bem o que está expressado nas respostas da entrevista. Auto confiança é quando você confia em si mesmo acreditando que vai dar certo, mas o que vemos na entrevista é alguem falando como se as coisas já tivessem acontecido, ou seja, falando como se já fosse famoso, como no texto abaixo:

    "Hoje já não sei, acho que Ituiutaba já não é mais minha cidade, todos me perguntam se depois de sucesso eu iria me esquecer da minha cidade e dizer que nasci em outra."


    Pés no chão cara e sucesso.

    ResponderExcluir
  26. Cara esse blog e o melhor kkkk.

    ResponderExcluir
  27. Coitadas das mães, não podemos culpá-las... mas tem umas que de tanta emoção ao receber o filho acabam confundindo e criando a placenta ao invés do feto. E dá no q dá...

    ResponderExcluir
  28. kkkkkkkkkkkk comentario acima foi o melhor até agora!!!

    Didio é um cara talentoso, isso é inegavel! e so conseguiu esse talento sendo auto confiante e por consequencia talvez prepotente.
    Talvez essa forma dele seja a forma errada de ver as coisas, talvez nao,,, vai saber, ninguem saiu daqui e conquistou o brasil ainda. vai que essa é a formula certa? so o tempo dirá!

    se ele conseguir teremos um exemplo a seguir. Se não conseguir teremos uma ideologia a nao trabalhar futuramente e talvez um nome pra rirem!

    no mais torço muito pro Didio, espero que ele se dê muito bem e abra caminho pra outros talentos da cidade!

    ResponderExcluir
  29. ARTH HEBE O COMENTÁRIO FOI O MELHOR PORQUE NÃO FALOU MAL DE VOCÊ
    PUXA SACO DE NOVO NÃO.
    O MOSTRENGO É RUIM MESMO
    SARAH TÁ PRECISANDO DE UMA PICA GROSSA NO MEIO DAS PERNAS

    ResponderExcluir
  30. Já tenho uma, obrigada! Né, Gringo?

    ResponderExcluir
  31. Jéssica Sant'Ana Silveira21 de setembro de 2010 às 12:07

    Nossa anônimo, críticas extremamente construtivas!
    Se o monstrengo ao qual você se refere for o Didio, bom, vá bater um papinho com ele primeiro e reveja sua opinião.
    E quanto a Sarah, eu sei que você lamenta muito pela pica não ser a sua.

    ResponderExcluir
  32. KKKKKKKKKKKKK SARAH TEM PICA DE GRINGO PARA SUA SATISFAÇÃO E MOSTRENGO SABE FALAR. QUE FANTÁSTICO!

    ResponderExcluir
  33. A Jéssica ta confundido Dídio como 'pessoa' e Dídio como artista, pq ela sempre ressalta nos comentários dela "vá bater um papinho com ele primeiro", sendo que a galera tá criticando ele (e elogiando tb) por causa da entrevista... Eu acho q ele foi prepotente sim... Como o anonimo la em cima disse tem a diferença entre auto confiança e o cara achar q ja tá no topo. Ele fala na entrevista como se fosse a ultima coca-cola no deserto, acho q ele ainda num tá com essa moral não... Pode até ficar daki uns tempos, em outras entrevistas talvez ele vai ter porte pra falar como ele disse nessa entrevista, mas por enquanto eu acho melhor ele segurar a onda... Eu num gosto do Didio não, mas num vou impedir do cara querer seguir em frente e nem desanimar... Apenas estou expressando o que eu penso (antes quem venham me dar uma paulada ¬¬)... Humildade sempre... Um artista que não é humilde, acredito eu, que ele não é nada...

    ResponderExcluir
  34. Aqui em Ituiutaba se voce elogia quem é bom voce é hebe.

    O legal é ser revoltado, falar que tudo é ruim! ir pro calçadao e quebrar garrafa falando palavrão.

    ResponderExcluir
  35. OLHA O ARTHUR HEBE FALANDO
    MELHOR FALAR QUE TUDO É RUIM COM RAZÃO DO QUE FALAR QUE TODA PORCARIA É BOA PRA MANTER A IMAGEM DE DESCOLADINHO DA GALERA

    ResponderExcluir
  36. O cara acima entra aqui como Anonimo por medo de falar mal do que nao gosta e assim nao olharem na carinha dele na rua, e eu que to tentando manter imagem???

    comporte-se!

    ResponderExcluir
  37. Artur, deixe estar... Tem gente que tá mais perdido que camaleão no show do Restart! hehehe

    ResponderExcluir
  38. vai trabalh mano.
    ate dia 25
    tira as musicas

    ResponderExcluir
  39. na minha opinião o didio é um grande talento e todos que falam mal é pq tem inveja dele e queria sem ele,quem não queria aos 17 anos já ter um cd quase gravado já ter tocado no raul gil dar varias entrevistas e ser conhecido pelo menos em sua cidade...ás vezes eu tbm acho o didio metido
    e prepotente...mais ele é bom sabe que é bom e fala que é bom e isso é ter confiança no seu dom e trabalho....
    ouço bastante o seu som didio e um dia ainda vou te ver no grande cenário da música

    ResponderExcluir
  40. didio infelismente nem sempre o bom artista é o que faz sucesso...pois tem luan santana fazendo super sucesso é pessoas da cidade tijucana como caio costa(filho do badyynho)sem nem ser conhecido
    mais isso tudo é inveja !!!!!

    ResponderExcluir
  41. Agradeço o reconhecimento, um muito obrigado a vocês que consegue enxergar a luta que temos todos os dias tentando alcançar o caminho certo, esquivando de toda a impureza.

    Fiquem todos com Deus.

    ResponderExcluir
  42. Didio não se preocupe com quem o critica que isso é tudo inveja e são tão corajosos que nem se identificam e já admirava Você agora mais ainda pela garra e por estar gravando um cd independente e soltar as músicas para dowload antes do cd estar pronto...isso mesmo viva a música LIVRE DE BOA QUALIDADE que tenha pelo menos uma boa melodia e uma letra não so um batidão



    glauco pacheco

    ResponderExcluir
  43. Isso é tudo inveja que voces tem do didio, e outra pelo que eu saiba ele nunca preciso da "música"pra sobreviver, ele é um otimo cantor, e uma otima pessoa pessoa, quem conhece bem ele sabe do que eu estou falando..

    ResponderExcluir